Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!



No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.

Foi uma semana plena em desenvolvimento pessoal, cultural e profissional. Além de terem sido recebidas calorosamente pela direção da escola e pela professora responsável, Alexandra Tillet, tiveram a oportunidade e o privilégio de observar in loco o funcionamento do sistema educacional francês e perceber as diferenças e semelhanças no que toca ao digital e à educação inclusiva, assistindo a aulas de diferentes disciplinas, interagindo com os alunos, bem como partilhando conhecimentos e práticas pedagógicas com os colegas da referida instituição.

Fora da escola, tiveram a oportunidade de explorar a Catedral de Marselha, ou Cathédrale de la Major, estilo romano-bizantino. Ao lado, encontraram o Panier. O bairro histórico e mais antigo de Marselha.

Não podiam terminar a visita sem passar por um dos símbolos incontornáveis da cidade e o ponto focal da sua história, por ser a porta da cidade para o comércio que chegava pelo mediterrâneo: o Porto Antigo de Marselha, ao fundo da famosa  'Canebière'. Vigiado do alto pela Basílica de Notre Dame de la Garde.

Tratou-se, sem sombra de dúvida, de uma experiência enriquecedora, um exemplo inspirador de como a educação pode ser transformadora quando orientada pela inclusão e pela equidade, misturada com a realidade e com a cultura que a envolve.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Execução de quase 80% das verbas do Plano de 2023" é a manchete do Açoriano Oriental
A manchete do Açoriano Oriental noticia que três secretarias regionais, incluindo a da Saúde, executaram menos de 65% das verbas do Plano da Região para 2023.
 
'Açores não abdicam da sua palavra na Lei do Mar'
O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, disse que a região não vai abdicar do “direito de ter uma palavra decisiva” sobre o ordenamento, gestão e utilização do mar no arquipélago.
 
IL/Açores diz que sentido de voto sobre Orçamento 2024 “não está fechado”
A IL/Açores não revela o sentido de voto nas propostas de Plano e Orçamento da Região para 2024, por não estar ainda fechado, o que só fará no momento da votação dos documentos.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados